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Plataformas digitais elevam desempenho de alunos da rede pública do Pará | Pará

23/05/2025
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Plataformas digitais elevam desempenho de alunos da rede pública do Pará | Pará

Plataformas digitais elevam desempenho de alunos da rede pública do Pará | Pará

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O uso da tecnologia nas salas de aula da rede pública estadual do Pará vem ganhando espaço. Atualmente, as 975 escolas da rede estão conectadas à internet, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desse total, 655 unidades possuem laboratório de informática próprio. E a expectativa é que a inclusão digital avance ainda mais com o programa Conecta Educação.

A iniciativa permite que qualquer sala de aula se transforme em um laboratório móvel, graças à distribuição de mais de 36 mil chromebooks, acompanhados de carrinhos que funcionam como estações de carregamento e transporte dos equipamentos. Além disso, professores e alunos da rede contam com treinamento, suporte técnico e acesso a ferramentas do Google Educacional, com contas institucionais e plataformas específicas de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, como a Plataforma Plural e o sistema de correção automática de redações, o Redação Nota Mil.

Na Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém, o uso da tecnologia já mostra resultados concretos. A professora de língua portuguesa, Lorena Rodrigues, explica que desde 2023 a Plataforma Plural tem sido uma aliada no processo de ensino. “A gente vive num mundo dinâmico. E, por trabalhar com linguagem, precisamos lidar com todo tipo de linguagem, inclusive a digital. A plataforma oferece banco de questões, videoaulas e, principalmente, a correção detalhada de redações, o que tem sido essencial na preparação dos alunos para o Enem e o FAEB”, afirma.

Lorena destaca que, embora o uso de celulares tenha sido restringido nas escolas, o viés pedagógico se mantém com o uso dos laboratórios de informática e dos chromebooks disponibilizados pela Seduc. “O aluno que não tem acesso em casa não fica de fora. Fazemos questão de acompanhar, ensinar como acessar o e-mail institucional, a plataforma e utilizar os recursos disponíveis”, completa.

A professora Suane Freitas, também de língua portuguesa e redação, reforça que os resultados são expressivos. “Tivemos mais de 70 alunos treineiros com notas acima de 700 na redação. A plataforma é uma ferramenta excelente, que tem feito a diferença principalmente na preparação dos estudantes para os desafios externos”, ressalta.

Entre os alunos, os efeitos do uso da tecnologia são evidentes. A estudante do terceiro ano, Emily Caroline Gomes, de 17 anos, é um exemplo. “Antes eu não treinava muito. Comecei no ano passado, com o auxílio da professora Lorena. A plataforma me ajudou bastante. Fiz o Enem como treineira e consegui 920 na redação. Quero fazer Psicologia”, conta orgulhosa.

O colega de turma, Diego Malaquias da Silva Martins, também de 17 anos, compartilha do mesmo entusiasmo. “A plataforma é muito completa, com materiais em PDF, videoaulas e, principalmente, a aba de redação, que foi essencial. Tirei também 920 na redação como treineiro, na minha primeira vez no Enem. Foi motivo de muito orgulho. Quero cursar Medicina”, revela.


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O coordenador do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica, professor Rafael da Luz, afirma que a Plataforma Plural já se tornou um marco na educação pública do Pará. “Ela permite que o professor acompanhe em tempo real o desempenho da turma, identificando quais habilidades precisam ser reforçadas. Isso qualifica muito o processo de ensino”, explica.


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Atualmente, a plataforma é utilizada nas disciplinas de português e matemática, mas há planos para expandir para outras áreas. Ela atende, prioritariamente, alunos do terceiro e quinto ano do ensino fundamental, sétimo e nono ano, além do primeiro e terceiro ano do ensino médio.

“A gente percebe claramente como essas ferramentas tecnológicas estão contribuindo para preparar nossos estudantes, não só para avaliações externas, mas para a vida acadêmica e profissional”, conclui Rafael.

O programa 

O programa “Conecta Educação” foi lançado em fevereiro deste ano, em Belém. A iniciativa reforça a dedicação do Estado em fortalecer a educação pública, implementando diversas iniciativas para modernizar e expandir o acesso a recursos tecnológicos e educacionais. Entre as iniciativas, destacam-se:

Kit Bora Estudar – Uma das grandes ações foi a distribuição dos “kits Bora Estudar”, que inclui antenas Starlink para garantir internet via satélite em todas as escolas estaduais de diversos municípios.

Prodep – No Programa ‘Dinheiro na Escola Paraense’ (Prodep), o subprograma Robótica permitiu que os gestores escolares adquirissem kits e outros equipamentos necessários para a implementação de projetos de robótica educacional, incentivando a inovação e a aprendizagem tecnológica nas escolas.

Centro de Inovação e Sustentabilidade – Em 2024, o estado entregou o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), um espaço dedicado a promover práticas educacionais inovadoras, com ênfase na sustentabilidade e na cidadania digital.

 

Fonte: O Liberal

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