AÇAÍ – COLHEITA – FRUTO
Divulgação
Depois da polêmica envolvendo alimentos típicos paraenses nos espaços oficiais da Conferência do Clima, a COP 30, a Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP) e a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), responsáveis pelo evento, marcaram para esta terça-feira (19) uma audiência pública para ouvir candidatos interessados na operação de restaurantes durante a conferência.
Itens como açaí, tucupi e maniçoba tinham sido proibidos como medida sanitária em um edital publicado para selecionar operadores de quiosques e restaurantes dentro da Blue Zone, de acesso restrito, e da Green Zone, de acesso à sociedade civil na COP 30 em Belém.
Depois disso, uma errata no edital de licitação nº 12060/2025 foi divulgada no sábado (16), confirmando a incorporação da culinária paraense no evento, incluindo pratos tradicionais como açaí, tucupi e maniçoba.
Os interessados em operar nos 87 estabelecimentos (50 estarão na Blue Zone e 37 na Green Zone) tem até as 10h do dia 25 de agosto para o envio.
De acordo com o edital, serão priorizados:
cooperativas, associações e grupos produtivos locais;
povos indígenas, comunidades quilombolas, mulheres rurais e juventudes do campo;
além de agricultores familiares, que deverão fornecer, no mínimo, 30% dos insumos usados pelos restaurantes da COP.
O cardápio oficial da conferência é definido pela Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima (UNFCCC), mas precisa obedecer às normas da Vigilância Sanitária e poderá sofrer ajustes de acordo com os critérios do edital.
De acordo com a OEI, os cardápios poderão sofrer ajustes para atender aos critérios do edital, como a diversidade de alimentos e a segurança dos participantes da conferência.
As orientações alimentares valem exclusivamente para as áreas da COP30 e não se estendem a outros pontos de Belém ou do Pará.
A audiência pública reforça, segundo a SECOP e a OEI, o “compromisso de garantir participação inclusiva e dar visibilidade à gastronomia amazônica nas áreas oficiais do evento”.
LEIA TAMBÉM:
Açaí foi vendido na COP 28 em Dubai
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Fonte: O Liberal