Em vídeo publicado no sábado (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece plantando uma muda da uva Vitória, sem semente e desenvolvida pela Embrapa, no jardim do Palácio da Alvorada, simbolizando resistência ao tarifaço de Donald Trump de 50% imposta pelo governo americano sobre as exportações brasileiras.
Ao falar diretamente com o presidente Trump, Lula disse que estava “plantando comida, não violência ou ódio” e disse esperar que um dia o presidente dos EUA vá ao Alvorada para conversar e conhecer o Brasil verdadeiro.
“Por isso, presidente Trump, eu queria aproveitar esse recado. Estou plantando um pé de uva Vitória aqui no Palácio do Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, que a gente possa vir a conversar, que você possa conhecer o Brasil verdadeiro”, disse.
Ao seguir no vídeo, Lula disse que esse Brasil verdadeiro é de um povo que gosta de samba, que gosta de carnaval, que gosta do futebol. “E que gosta dos Estados Unidos, que gosta da China, que gosta da Rússia, que gosta do Uruguai, que gosta da Venezuela, nós gostamos de todo mundo. Aqui é um exemplo, eu estou plantando comida, não estou plantando violência e ódio”, reforçou.
A uva, um dos itens afetados pela tarifa, foi apontada por Lula como alternativa estratégica para ser redistribuída na merenda escolar, caso a exportação se torne inviável.
O gesto faz parte de uma resposta mais ampla do governo à crise comercial e diplomática com Trump e os Estados Unidos, que também sancionaram autoridades brasileiras, como o ministro Alexandre de Moraes.
VEJA TAMBÉM:
-
Tarifaço: pessimismo sobre a economia brasileira cresce para 45%
Fonte: Gazeta