André Basbaum foi nomeado novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira. A nomeação foi anunciada na quarta-feira (6), após o pedido de demissão de Jean Lima, que deixou o cargo na segunda-feira (4).
Lima foi o segundo presidente da EBC a deixar o cargo durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), sucedendo Hélio Doyle, que saiu em outubro de 2023, depois de compartilhar mensagem nas redes sociais chamando os apoiadores de Israel de “idiotas”.
Jean Lima havia sido indicado pelo antecessor de Sidônio, agora deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS). O diretor-geral da EBC, Bráulio Ribeiro, permanecerá como presidente interino até a posse de Basbaum.
Experiência em diversas emissoras de TV
André Basbaum é jornalista com 25 anos de atuação em diversas emissoras brasileiras, como Record, Band, SBT e TV Globo. Antes da indicação para a presidência da EBC, Basbaum era diretor de integração e jornalismo na TV Record.
Ele também atuou como editor de economia no Jornal Nacional (Rede Globo), editor-chefe no SBT Brasil e diretor de jornalismo na Band. Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Basbaum assume o comando da empresa pública responsável por veículos como TV Brasil, Agência Brasil, Rádio Nacional e Rádio MEC.
Fonte: Gazeta