Em meio à crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Politicas e Econômicas (Ipespe) divulgada nesta quinta-feira (24) aponta que a desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em julho está em 51%. Já o índice de aprovação ao seu governo é de 43%.
Em comparação com a última pesquisa Ipespe, divulgada em maio, a avaliação do governo petista passou por leve melhora. No levantamento anterior, sua desaprovação estava em 54%. Já a aprovação era de 40%.
Analistas creditam esse tímido aumento de popularidade aos posicionamentos de Lula frente ao tarifaço de 50% anunciado pelo presidente americano Donald Trump que começa a valer na semana que vem, em 1º de agosto. A sanção econômica dos EUA ao Brasil se deve, segundo o próprio presidente Trump, a uma “caça às bruxas” promovida pelo Judiciário brasileiro contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais. O levantamento ouviu 2.500 pessoas de 19 a 22 de julho, por meio de entrevistas telefônicas e on-line. O nível de confiança informado é de 95,45%.
Expectativa para os próximos meses do governo Lula
A pesquisa também avaliou a expectativa dos brasileiros para o governo Lula nos próximos meses. De acordo com 43% dos entrevistados, a gestão petista tende a piorar no curto prazo. Já para 41%, a perspectiva é de melhora. E 13% pensam que o governo se manterá como está hoje.
Fonte: Gazeta