O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, disse nesta terça-feira (15) que parceiros comerciais da Rússia, como Brasil, China e Índia, podem ser fortemente atingidos por tarifas secundárias dos Estados Unidos contra Moscou.
Ele recomendou aos líderes locais, citando especificamente o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para que telefonem para o ditador Vladimir Putin para tentar convencê-lo a negociar um cessar-fogo na guerra com a Ucrânia.
“Meu conselho a esses três países, em particular, é que, se você mora em Pequim, ou em Nova Délhi, ou se é o presidente do Brasil, talvez queira olhar para isso, porque isso [tarifas secundárias dos Estados Unidos] pode ser muito prejudicial”, disse Rutte a jornalistas em Washington, durante uma reunião com senadores americanos, segundo informações da agência Reuters.
Na segunda-feira (14), em encontro com Rutte na Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que aplicará tarifas de 100% sobre produtos importados da Rússia e secundárias no mesmo patamar a nações que compram do país de Putin caso não seja alcançado um acordo para interromper a guerra com a Ucrânia dentro de 50 dias.
No ano passado, China, Índia e Brasil atingiram recordes no comércio bilateral com a Rússia.
“Então, por favor, telefonem para Vladimir Putin e digam a ele que ele precisa levar as negociações de paz a sério, porque, caso contrário, isso afetará o Brasil, a Índia e a China de forma massiva”, acrescentou Rutte.
Fonte: Gazeta