Por Iander Porcella, do Estadão
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), jantará com um grupo de empresários em São Paulo nesta quarta-feira, 30. O objetivo é atrair investimentos ao Estado e, de quebra, reforçar a busca por apoio no setor privado para disputar a Presidência da República em 2026. Em meio a um vácuo na direita, com impasses para a escolha do candidato que substituirá o ex-presidente Jair Bolsonaro nas urnas, Ratinho tenta se viabilizar como alternativa.
O nome preferido da centro-direita para concorrer ao Palácio do Planalto ano que vem é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No entanto, ele perdeu pontos com o empresariado após acenar ao bolsonarismo com uma defesa inicial da ofensiva do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil, quando o chefe da Casa Branca anunciou o tarifaço. Nesse cenário, Ratinho desponta como opção.
O governador do Paraná se reunirá com CEOs de grandes empresas – como Latam, Heineken, Rumo e McDonalds – no restaurante Novo Fasano, na capital paulista. O jantar é oferecido pela Consulting House, uma organização especializada em relacionamento corporativo, Benchmarking e Desenvolvimento dos Executivos.
Ratinho Júnior faz périplo para ganhar força entre empresários
O correligionário de Gilberto Kassab também foi convidado pelo vice-presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Guilherme Gerdau Johannpeter, para participar nesta quarta-feira, 30, de um evento promovido pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), no Itaim Bibi. Participarão também representantes de Votorantim, Unipar, Gradiente, Ambev, Klabin e Galvani.
Na semana passada, Ratinho havia iniciado o périplo ao participar de reuniões com as diretorias da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Fonte: O Liberal