A frota do BRT Metropolitano está completa. Foram entregues para a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) 16 ônibus do tipo Padron, modelo Millenium V, que completaram a frota de 265 veículos que farão parte do Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana (SIT/RMB).
“Estamos recebendo os veículos Padron que se juntam e completam os 92 do mesmo modelo, além dos demais que compõem essa frota moderna. É uma etapa importante do maior projeto de mobilidade do Estado do Pará”, afirmou o diretor-geral da Arcon, Eduardo Ribeiro.
VEJA MAIS
Ao todo, a frota é composta por 92 ônibus Padron, com capacidade para 93 passageiros e emissão de poluentes 15 vezes menor do que os ônibus convencionais a diesel; 40 elétricos; e 133 convencionais. Todos os veículos são climatizados, possuem Wi-Fi, câmeras de bordo e tecnologia de ponta.
Os veículos foram adquiridos por meio de investimento de R$ 386 milhões do Governo do Estado, dos quais R$ 367 milhões foram financiados pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte FGTS, do Ministério das Cidades. A aquisição envolveu três fabricantes, com entregas escalonadas desde dezembro.
Rotas
Os 133 veículos convencionais da frota atenderão as linhas alimentadoras que circularão entre os bairros de Marituba, Ananindeua, Santa Izabel, Santa Bárbara e Benevides até os terminais de integração. Nesses pontos, os passageiros serão transportados para os veículos elétricos e Padron, que farão o percurso pelo corredor troncal até o centro de Belém ou a Universidade Federal do Pará, em serviços expresso e semi-expresso.
Infraestrutura
O BRT Metropolitano terá dois terminais de integração (Marituba e Ananindeua), 13 conjuntos de estações de passageiros, 13 passarelas, quatro túneis de acesso, além do Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na avenida Augusto Montenegro.
Fonte: O Liberal