Acidente deixa cinco mortos na BR-153, diz PRF
O governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, emitiu uma nota de pesar após o acidente na BR-153, em Porangatu, na região norte do estado, na madrugada desta quarta-feira (16). Até o momento, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou cinco mortos. A corporação informou ainda que o acidente envolveu um comboio de estudantes que saíram da Universidade Federal do Pará (UFPA) e viriam a Goiânia para participar do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
“Manifesto minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas — jovens e profissionais cujas vidas foram tragicamente interrompidas de forma tão precoce. Que encontrem amparo neste momento de profunda dor”, lamentou Vilela.
Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no Instagram
O texto frisou que o governo está à disposição das autoridades do Estado do Pará para prestar toda a assistência necessária. “Nossas equipes de saúde, segurança e atendimento social foram acionadas desde as primeiras horas e seguem mobilizadas para garantir acolhimento, suporte e cuidados aos feridos e familiares”, disse (leia o pronunciamento completo abaixo).
De acordo com a PRF, a batida envolveu uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus, no km 2 da rodovia. Entre as vítimas estão o motorista do micro-ônibus atingido, três estudantes e o motorista da carreta. O Corpo de Bombeiros mencionou que há pessoas presas às ferragens e múltiplos feridos. A ocorrência ainda está em andamento.
Segundo os militares, uma pessoa está em estado gravíssimo no Hospital Municipal em Porangatu. Outros quatro feridos foram transportadas ao Hospital de Alvorada, no Tocantins.
Em nota, a UNE, responsável pelo crongresso, disse que está em contato deste a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA, UFG, além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio e acompanhar de perto as providências necessárias (leia o pronunciamento completo ao final do texto).
Daniel Vilela lamenta acidente na BR-153, em Porangatu
Reprodução/Instagram de Daniel Vilela
LEIA TAMBÉM:
Acidente entre carreta, micro-ônibus e ônibus deixa cinco mortos na BR-153, diz PRF
Acidente que deixou mortos na BR-153 envolveu comboio que levava estudantes do Pará participar de congresso em Goiânia, diz PRF
Entenda o acidente
Acidente entre micro-ônibus e carreta na BR-153, em Porangatu
Divulgação/Corpo de Bombeiros
A PRF informou que o acidente envolveu dois dos quatro ônibus que transportavam estudantes do Pará. Segundo informações preliminares, a carreta invadiu a contramão e colidiu de frente com o primeiro ônibus do comboio, que transportava 25 alunos, dois motoristas e um orientador.
Um segundo ônibus também foi atingido, mas nenhum passageiro ficou ferido. O trecho da BR-153 em que houve o acidente ficou totalmente interditado das 4h30 até as 9h, quando foi liberado.
Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Ao g1, a Ecovias Araguaia, responsável pela via, disse que cinco pessoas foram resgatadas por equipes da concessionária, sendo quatro em estado grave e uma em estado leve. Outras foram removidas do local por equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e Prefeitura Municipal de Talismã. Os feridos foram encaminhados a hospitais de Porangatu, Uruaçu e Alvorada, no Tocantins.
Lula lamenta o acidente
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também lamentou o ocorrido. No texto, ele frisou que a tragédia resultou na “perda irreparável de vidas”, incluindo estudantes da UFPA que iriam participar do Congresso da UNE em Goiânia, onde Lula confirmou presença na quinta-feira (17).
“Neste momento de dor, manifesto a solidariedade às famílias e amigos das vítimas e aos colegas, professores e a toda a comunidade universitária atingida. Que as famílias encontrem conforto e amparo para atravessar este momento tão difícil”, escreveu o presidente.
Acidente na BR-153 em Goiás
Arte g1
Nota de Daniel Vilela
Recebo com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Porangatu, na madrugada desta quarta-feira (16/7), envolvendo um ônibus que transportava estudantes do Pará com destino a Goiânia, onde participariam do Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Manifesto minha solidariedade às famílias e amigos das vítimas — jovens e profissionais cujas vidas foram tragicamente interrompidas de forma tão precoce. Que encontrem amparo neste momento de profunda dor.
Reitero que o Governo de Goiás está à disposição das autoridades do Estado do Pará para prestar toda a assistência necessária. Nossas equipes de saúde, segurança e atendimento social foram acionadas desde as primeiras horas e seguem mobilizadas para garantir acolhimento, suporte e cuidados aos feridos e familiares.
Neste momento de luto, rogo a Deus que conforte os corações enlutados e conceda pronta recuperação aos feridos.
Daniel Vilela
Governador em exercício do Estado de Goiás
Nota da União Nacional dos Estudantes
A União Nacional dos Estudantes recebeu com imensa tristeza a notícia do grave acidente ocorrido na BR-153, em Goiás, na madrugada desta quarta-feira, 16 de julho.
Neste momento de dor profunda, nos solidarizamos com as famílias, amigas e amigos das vítimas. A UNE esta em contato desde a madrugada com os governos do Pará e Goiás, com a UFPA (Universidade Federal do Pará), UFG (Universidade Federal de Goiás), além do Governo Federal e demais instituições para oferecer apoio às pessoas envolvidas e acompanhar de perto todas as providências necessárias. Colocamo-nos à disposição para colaborar com o que for possível nesse momento tão difícil.
Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
Fonte: O Liberal