A unidade flutuante contará com aproximadamente 170 militares e terá capacidade para atender até mil pessoas por dia, com serviços de clínica geral, especialidades médicas e exames laboratoriais
Dilson Pimentel e Saul Anjos

As balsas médicas do Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR 2025), que levará atendimento médico gratuito a comunidades urbanas e ribeirinhas pelo interior Pará, saíram, na manhã desta quinta-feira (29/5), do Porto Fluvial Brucutu, que fica no bairro de Val-de-Cans, em Belém. O suporte será oferecido pelo Hospital de Campanha da Força Aérea (HCAMP), montado sobre balsas da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA). A unidade flutuante contará com aproximadamente 170 militares e terá capacidade para atender até mil pessoas por dia, com serviços de clínica geral, especialidades médicas e exames laboratoriais.
“>
Foto: Thiago Gomes | O Liberal”>
Foto: Thiago Gomes | O Liberal”>
O coronel Trigueiro, vice-presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), ressaltou que o trabalho é feito em parceria com o Ministério da Saúde e que a definição dos locais atendidos levou em consideração estatísticas da pasta. A ideia, segundo ele, é de “reduzir a lacuna do atendimento médico nessas regiões”.
“A Força Aérea vem se preparando para essa missão desde 2024 e definiu as cidades de Santarém, Monte Alegre e Breves para esse atendimento. Tem um desafio logístico tremendo, por conta da complexidade geográfica da região e a climatologia adversa. Foi definida essa época do ano devido a sazonalidade das águas do rios, ou seja, estão bastante cheios, o que facilita a nossa navegação, principalmente nos trechos de Breves, que é um local muito apertado para a navegação”, contou.
O Exercício de Campanha conta com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e da Organização Não-Governamental Voluntários do Sertão, em complemento a atuação da FAB e HCAMP. “Vão ser 170 militares envolvidos, desses 72 são da área da saúde. Vamos ter 20 pessoas do projeto Voluntários do Sertão e outros 10 da FIOCRUZ a bordo. Em Breves, os Voluntários do Sertão terão uma estrutura maior, com aproximadamente 160 pessoas fazendo atendimento das áreas da odontologia e oftalmologia. A FIOCRUZ está trabalhando em um projeto de pesquisa de detecção precoce e tratamento de câncer de colo do útero. E as demais especializadas vão ser providas pela Força Aérea nessa região”, pontuou Trigueiro.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA
Pará
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!
Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.
Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.
Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!
Ok
Cancel
Portal O Liberal>
Fonte: O Liberal