O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu nesta segunda-feira (15) um memorando determinando a criação de uma força-tarefa federal e o envio da Guarda Nacional para a cidade de Memphis, no Tennessee, liderada pelo prefeito democrata Paul Young.
A ordem, assinada na Casa Branca, tem como objetivo “restaurar a lei e a ordem” diante do avanço da criminalidade violenta que, segundo o FBI, colocou Memphis no topo das estatísticas nacionais de homicídios, roubos, assaltos agravados e furtos de veículos em 2024.
O memorando de Trump afirma que a cidade está “sofrendo com níveis tremendos de crime violento que sobrecarregaram a capacidade do governo local de responder de forma eficaz”. Para a Casa Branca, é inaceitável que “uma das cidades mais históricas do país”, conhecida “como a casa de Elvis Presley e berço do rock e do blues”, viva sob ameaça constante.
A iniciativa prevê a criação da Força-Tarefa Memphis Safe, que terá como missão “reduzir a criminalidade em Memphis com policiamento intensivo, processos rigorosos, investigações complexas e aumento maciço da presença policial nos bairros mais violentos”.
O grupo será coordenado pela procuradora-geral, Pam Bondi, com representantes de 13 departamentos e agências federais, incluindo o Tesouro, Justiça, Saúde, Habitação, Transporte, Segurança Interna, FBI, DEA e o Serviço de Delegados dos EUA. A força-tarefa também poderá articular operações com a polícia local de Memphis, a Patrulha Rodoviária do Tennessee e até polícias estaduais vizinhas, como as do Arkansas e Mississippi.
Entre as medidas previstas, está o apoio direto ao Departamento de Polícia de Memphis para recrutar e reter oficiais, o aumento da presença de agentes federais e a aplicação rígida de leis relacionadas à qualidade de vida e segurança pública, incluindo proibições contra vandalismo, uso de drogas, distúrbios não autorizados, embriaguez pública e invasões de propriedade.
O memorando também autoriza a mobilização da Guarda Nacional. O secretário da Guerra, Peter Hegseth, deverá solicitar formalmente ao governador do Tennessee, Bill Lee, que é do Partido Republicano, que disponibilize tropas para atuar na cidade de Memphis.
Segundo a ordem presidencial, a Força-Tarefa se reportará diretamente ao presidente, por meio do assessor de Segurança Interna da Casa Branca, que avaliará se novas medidas executivas serão necessárias.
Em entrevista à CNN dias atrás, o prefeito Young declarou que não estava feliz com a ideia de Trump enviar tropas da Guarda Nacional para a cidade.
Fonte: Gazeta