A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) divulgou neste sábado (13) uma nota oficial repudiando a conduta do médico neurocirurgião Ricardo Barbosa, após comentário feito por ele nas redes sociais elogiando o assassinato do conservador Charlie Kirk, ocorrido neste semana nos Estados Unidos.
Em um comentário publicado no Instagram, Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical.”
Na nota, a SBN afirmou manifestar “veemente repúdio às condutas recentemente noticiadas” e declarou total apoio às ações disciplinares que serão conduzidas pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). A entidade destacou que não compactua com qualquer ato que contrarie os princípios fundamentais da medicina.
“Condutas em desacordo com esses valores representam grave afronta não apenas à ética médica, mas também ao juramento de Hipócrates, que norteia e inspira a prática de nossa profissão”, diz o texto assinado pelo presidente da SBN, Paulo Henrique Pires de Aguiar, e pelo secretário-geral Nelson Saade.
A nota também acrescenta que a SBN está adotando as “medidas cabíveis em relação ao ocorrido, reafirmando seu compromisso permanente em zelar pela integridade moral e profissional da neurocirurgia brasileira”.
O Cremepe informou que recebeu a denúncia contra Ricardo Barbosa na sexta-feira (12), após a ampla repercussão negativa do comentário. O órgão confirmou que instaurou sindicância para apurar o caso, conforme prevê o Código de Processo Ético-Profissional (Resolução CFM nº 2.306/2022), ressaltando que os procedimentos tramitam sob sigilo para garantir a lisura da investigação.
Neste sábado, o vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, se manifestou sobre o comentário do médico após receber uma denúncia feita no X pelo vereador Thiago Medina, de Recife.
Medina respondeu a uma publicação de Landau alertando para o comentário do neurocirurgião. O vereador afirmou no post que o médico brasileiro havia parabenizado o assassino de Charlie Kirk e reproduziu a frase publicada por Barbosa nas redes sociais.
Diante da denúncia, Landau classificou a fala do médico como “um dos conteúdos mais chocantes” que já viu na internet e destacou a gravidade de um profissional de saúde comemorar a morte de um adversário político. Ele afirmou que determinou a revogação de qualquer visto americano já concedido a Ricardo Barbosa e ordenou que o médico seja incluído em uma lista que impede futuras autorizações de entrada nos Estados Unidos.
Fonte: Gazeta