O vice-secretário de Estado dos EUA, Christopher Landau, afirmou neste sábado (13) que o governo Trump irá revogar o visto do médico brasileiro que comemorou a morte do ativista conservador Charlie Kirk — morto a tiros durante um debate em uma universidade no estado de Utah.
“De todo o conteúdo online depravado que já vi, este pode ser o mais assustador. Este é um NEUROCIRURGIÃO do Brasil. Ele não apenas elogia o assassino de Charlie Kirk por sua ‘mira impecável”’, mas depois, com precisão cirúrgica, especifica “coluna cervical”. Este é um profissional licenciado que fez o Juramento de Hipócrates?”, questionou Landau em sua conta oficial no X (antigo Twitter).
Em um comentário no Instagram, o médico Ricardo Barbosa escreveu: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. A atitude de Barbosa gerou milhares de reações na Internet, entre elas a do vereador de Recife, Thiago Medina, que enviou uma mensagem ao vice-secretário dos EUA por meio das redes sociais.
Em resposta, Landau afirmou que instruiu o chefe de Assuntos Consulares dos EUA a revogar o visto de Barbosa para os Estados Unidos. “Se ele tiver um [visto], e também vamos colocar um alerta sobre ele para garantir que nunca receba [uma permissão para viajar aos EUA]”, acrescentou o vice-secretário.
O Conselho Regional de Medicina do Recife, onde Ricardo Barbosa exerce a profissão, comunicou que está apurando o caso e que “todas as sindicâncias instauradas pela autarquia tramitam sob sigilo processual”.
Além do médico brasileiro, uma das reações mais explícitas de brasileiros após o atentado contra Kirk foi do historiador Eduardo Bueno, conhecido como Peninha, que resultou no cancelamento de seu espetáculo e em uma representação parlamentar ao Ministério Público Federal.
Fonte: Gazeta