O primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama, fez um anúncio surpreendente nesta semana ao informar sobre a “nomeação” de um bot de IA como ministro do governo.
Chamado de Diella, o bot será responsável por gerir licitações públicas, processo que se tornou um obstáculo para a administração pública devido a questões políticas e à própria corrupção presente no sistema.
“Diella é o primeiro membro do gabinete que não está fisicamente presente, mas é virtualmente criado por IA”, afirmou Rama em um discurso de apresentação de seu novo gabinete, preparado para acompanhá-lo no quarto mandato prestes a ter início. Segundo o premiê, a ferramenta ajudará a tornar a Albânia “um país onde as licitações públicas são 100% livres de corrupção“.
Diella foi lançada no início deste ano, em caráter experimental, e atuou como assistente virtual no site do governo, ajudando na navegação de usuários na plataforma para obter acesso a documentos digitais.
A iniciativa da Albânia é parte de uma estratégia do país para ser aceito na União Europeia (UE) em alguns anos. A meta é que a candidatura seja aceita até 2030.
O bot é apresentado como uma mulher, que utiliza trajes típicos do país, um elemento que busca criar uma aproximação com o usuário albanês que solicita seu auxílio em serviços digitais do governo.
Fonte: Gazeta