O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (30) que pretende assinar uma ordem executiva para exigir identificação do eleitor em todos os votos, sem exceções. A medida integra um conjunto de propostas para alterar o sistema eleitoral norte-americano antes das eleições de meio de mandato, previstas para 2026.
Segundo Trump, a ordem também deve limitar o voto por correio apenas a pessoas gravemente doentes ou a militares em serviço fora do país. Ele voltou a criticar essa modalidade de votação, sob a alegação de que é suscetível a fraudes. Desde 2020, o presidente questiona a segurança do processo eleitoral nos Estados Unidos.
“O documento de identificação do eleitor deve ser exigido em cada voto. SEM EXCEÇÕES! Vou emitir uma ordem executiva para garantir isso!!!”, afirmou Trump em publicação na plataforma Truth Social. “Também não haverá voto por correio, exceto para pessoas seriamente enfermas e para os militares que estiverem servindo longe de casa”.
Outra mudança anunciada é o fim do uso de urnas eletrônicas, com a adoção exclusiva de cédulas de papel e contagem manual. De acordo com o presidente, esse modelo aumentaria a transparência do processo.
A iniciativa levanta dúvidas jurídicas sobre a competência da Casa Branca para alterar regras eleitorais, já que nos EUA a administração das eleições é responsabilidade de cada estado. Apesar disso, Trump afirma que seguirá adiante com a ordem executiva, buscando consolidar as mudanças antes do próximo ciclo eleitoral.
Com informações da Reuters.
Fonte: Gazeta