As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram, na noite deste sábado (30), que o soldado Ariel Lubliner, de 34 anos, foi morto durante confrontos em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza. Lubliner era brasileiro e havia imigrado para Israel há dez anos. Ele deixa a esposa, Barbara, uma imigrante espanhola, e o filho de nove meses, Lior.
De acordo com o jornal Times of Israel, as circunstâncias da morte estão sendo investigadas. Preliminarmente, as FDI indicaram que ele foi morto por uma bala disparada acidentalmente por outro soldado, o chamado “fogo amigo”.
A emissora israelense Canal 12 informou que Lubliner terminaria sua etapa de serviço militar no domingo (31), e que depois disso a família viajaria de férias para o Brasil. De acordo com a TV, o brasileiro é o 900º soldado israelense morto desde o massacre do Hamas em 7 de outubro de 2023.
Em uma postagem no Instagram, o porta-voz das FDI em português, Rafael Rozenszajn, lamentou a morte de Ariel Lubliner. “Nascido no Brasil, Ariel dedicou sua vida à defesa do Estado de Israel, fortalecendo ainda mais os laços entre as duas nações”, escreveu. “As Forças de Defesa de Israel expressam suas mais profundas condolências à família, amigos e a todos que compartilharam de sua vida. Que a memória de Ariel Lubliner seja sempre uma bênção e inspiração”, completou.
Fonte: Gazeta