O ex-presidente do Parlamento da Ucrânia Andriy Parubiy foi morto a tiros neste sábado (30), em um ataque registrado no distrito de Frankivsk, em Lviv, no oeste da Ucrânia. Autoridades locais afirmam que o atentado, ocorrido por volta das 12h (horário local, 6h de Brasília), foi direcionado, e equipes de segurança já iniciaram a investigação para identificar e capturar o responsável pelo crime.
“O ministro do Interior, Ihor Klimenko, e o procurador-geral, Ruslan Kravchenko, me informaram do horrível assassinato em Lviv: Andriy Parubiy foi morto. Minhas condolências à sua família”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky. “Os recursos necessários serão destinados à investigação e punição do assassino”, acrescentou.
Parubiy ocupou cargos de destaque na política ucraniana. Em 2004, participou ativamente da Revolução Laranja – protestos que contestaram a as eleições presidenciais. Em 2007, ele foi eleito deputado pela primeira vez, pelo bloco Nossa Ucrânia – Autodefesa do Povo, e em 2016, se tornou presidente do Parlamento, cargo que ocupou até 2019. Ele também atuou como secretário do Conselho de Segurança e Defesa da Ucrânia.
Segundo a polícia, Parubiy, nascido em 1971, morreu no local em decorrência dos ferimentos. A polícia regional, a Polícia Nacional da Ucrânia e o Serviço de Segurança estão investigando o crime. No momento, os esforços se concentram em descobrir a autoria do assassinato e o paradeiro do responsável.
Fonte: Gazeta