Miguel Uribe Londoño, pai do senador assassinado Miguel Uribe Turbay, anunciou que concorrerá à presidência pelo partido de direita Centro Democrático no lugar de seu filho.
Segundo informou nesta sexta-feira (22) o Centro Democrático, o próprio Uribe Londoño pediu que lhe fosse permitido “ingressar no processo de seleção do candidato presidencial do partido Centro Democrático em representação de toda a família de Miguel Uribe Turbay”.
Assim como seu filho, Londoño vem para fazer oposição ao atual governo de Gustavo Petro.
“Tendo em conta o exposto, o Centro Democrático e seus pré-candidatos à presidência dão as boas-vindas ao senhor Miguel Uribe Londoño, que a partir de hoje entra no processo de seleção do candidato à presidência” para as eleições de 2026, disse a legenda.
Desta forma, Uribe Londoño, que teve uma passagem pela política nos anos 90, se junta aos senadores María Fernanda Cabal, Paloma Valencia, Paola Holguín e Andrés Guerra, que aspiram obter a indicação do partido para as eleições presidenciais do próximo ano.
Uribe Turbay, de 39 anos e quinto membro dessa lista, morreu no dia 11 de agosto, dois meses depois de ter sido gravemente ferido com dois tiros na cabeça em um atentado no dia 7 de junho em Bogotá.
No funeral do filho, Uribe Londoño fez um discurso em que afirmou que “as ideias de Miguel estão mais atuais do que nunca”, condenou a violência e pediu para “frear essa loucura em 2026”, ano em que serão realizadas eleições legislativas e presidenciais no país.
Fonte: Gazeta