O jornal britânico Financial Times informou nesta segunda-feira (18) que a Ucrânia prometeu comprar US$ 100 bilhões em armas americanas financiadas pela Europa, caso obtenha garantias de segurança dos Estados Unidos após um acordo de paz com a Rússia.
O FT teve acesso a um documento que, segundo o jornal, foi apresentado pela delegação ucraniana (liderada pelo presidente Volodymyr Zelensky) ao governo dos Estados Unidos nas reuniões com o presidente americano, Donald Trump, e com líderes europeus e da Otan na Casa Branca nesta segunda-feira.
De acordo com o FT, Kiev e Washington também fechariam um acordo de US$ 50 bilhões para a produção de drones em parceria com empresas ucranianas.
Após os encontros desta segunda-feira, Trump disse na rede Truth Social que os líderes discutiram garantias de segurança para a Ucrânia e que ele telefonou para Vladimir Putin para começar a organizar uma reunião entre o ditador russo e Zelensky, que seria seguida por outro encontro entre ambos com participação do presidente americano.
Fonte: Gazeta