Morreu na quinta-feira (7) o astronauta norte-americano Jim Lovell, aos 97 anos, em Lake Forest, no estado de Illinois. A família confirmou a informação nesta sexta-feira (8), destacando que Lovell foi capitão da Marinha dos Estados Unidos, piloto, oficial, líder e explorador do espaço.
Lovell entrou para a história como comandante da Apollo 13, missão da Nasa lançada em 11 de abril de 1970 e que tinha como objetivo pousar na Lua. Contudo, cerca de 56 horas após a decolagem, a mais de 320 mil quilômetros da Terra, uma explosão em um dos tanques de oxigênio provocou perda de energia e falhas graves no sistema de suporte à vida.
Com o módulo de comando danificado após a explosão de um tanque de oxigênio, Lovell e os colegas Jack Swigert e Fred Haise tiveram de se abrigar no módulo lunar, projetado para apenas duas pessoas. Além de enfrentar o frio intenso, falta de água e comida, eles tiveram que improvisar filtros para remover dióxido de carbono seguindo orientações da Nasa. Sem possibilidade de pousar na Lua, a tripulação, sob comando de Lovell, usou a gravidade do satélite para retornar em segurança à Terra, pousando no Oceano Pacífico em 17 de abril de 1970. Pelo feito, receberam a Medalha Presidencial da Liberdade do presidente Richard Nixon.
“Estamos imensamente orgulhosos de sua vida e de suas realizações, marcadas por sua liderança lendária na exploração espacial”, afirmou a família em nota. “Mas, para todos nós, ele era pai, avô e o líder da nossa família. Mais importante, ele foi o nosso herói. Sentiremos falta de seu otimismo inabalável, de seu senso de humor e da forma como nos fazia acreditar que poderíamos fazer o impossível.”
A Nasa lamentou a morte, destacando que “o caráter e a coragem inabaláveis de Jim ajudaram nossa nação a alcançar a Lua e transformaram uma tragédia em potencial em um sucesso do qual aprendemos muito.”
Além da Apollo 13, Lovell participou de outras três missões espaciais: Gemini 7, Gemini 12 e Apollo 8 – esta última, em 1968, foi a primeira missão tripulada a orbitar a Lua. Durante a transmissão de Natal daquele ano, ele leu trechos do Livro do Gênesis, da Bíblia, para milhões de pessoas espalhadas por 64 países.
Nascido em 25 de março de 1928, em Cleveland, Ohio, James Arthur Lovell Jr. cresceu em Milwaukee, Wisconsin, e desde cedo se interessou por foguetes e astronomia. Formou-se pela Academia Naval dos EUA em 1952 e acumulou mais de 7 mil horas de voo como piloto da Marinha. Foi selecionado para a Nasa em 1962, após ter sido recusado na primeira seleção por razões médicas.
Lovell se aposentou-se em 1973, mas continuou ativo como palestrante, empresário e escritor, sendo coautor do livro Lost Moon, que inspirou o filme “Apollo 13”, estrelado por Tom Hanks. Casado por mais de sete décadas com Marilyn Gerlach, falecida em 2023, Lovell deixa quatro filhos, 11 netos e sete bisnetos.
Fonte: Gazeta