O ditador da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (7) que o interesse em realizar uma cúpula com o americano Donald Trump é mútuo e não rejeita uma futura reunião com o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“O interesse foi expresso por ambos os lados”, relatou o chefe do Kremlin, que disse que a televisão não acreditava que as condições para uma reunião com Zelensky não estivessem em vigor agora.
As observações de Putin foram feitas um dia depois de sua reunião no Kremlin com o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, com quem o líder russo discutiu a situação na Ucrânia.
“Já disse muitas vezes que, em geral, não tenho nada contra isso. Isso é possível, mas para que isso aconteça, certas condições devem ser criadas. Infelizmente, ainda estamos longe disso”, disse o chefe do Kremlin aos repórteres em seus primeiros comentários sobre a proposta dos EUA para uma reunião trilateral.
Sobre o local de sua reunião com Trump, que poderá ocorrer nos próximos dias, Putin disse que a Rússia tem “muitos amigos” interessados em ajudar a organizar tal evento.
“Um desses amigos é o presidente dos Emirados Árabes. Acho que decidiremos mais tarde, mas esse seria um dos lugares mais adequados”, declarou na presença do líder do país mencionado, Mohamed bin Zayed Al Nahyan, que está em visita oficial a Moscou.
Horas antes, o assessor do Kremlin para política internacional, Yuri Ushakov, confirmou que Putin e Trump planejam se encontrar nos próximos dias.
“Algo próximo disso foi definido para a próxima semana, mas as partes estão começando a se preparar para essa importante reunião e é difícil prever quantos dias seus preparativos levarão”, disse Ushakov.
O diplomata enfatizou que “o local da reunião também foi, em princípio, acordado”, mas não o divulgou publicamente.
Quanto a uma futura reunião entre os dois líderes e o presidente ucraniano, Ushakov não fez comentários.
Trump, que conversou em seis ocasiões diferentes por telefone com Putin desde o início do ano, havia dito no dia anterior que havia uma “chance muito boa” de que a reunião ocorresse “muito em breve”.
Putin não se encontra com um líder dos EUA desde uma cúpula com Joe Biden em junho de 2021, em Genebra. O ditador russo se encontrou pela última vez com Trump em junho de 2019, em Helsinque.
Fonte: Gazeta