O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (31) uma nova prorrogação de 90 dias na aplicação da maioria das tarifas sobre os produtos do México, depois de uma conversa telefônica com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
“Decidimos estender, por 90 dias, exatamente o mesmo acordo que tivemos durante o curto período anterior: o México continuará pagando uma tarifa de 25% pelo fentanil, uma tarifa de 25% sobre os automóveis e uma tarifa de 50% sobre o aço, o alumínio e o cobre”, escreveu Trump na sua rede social própria, a Truth Social.
A aplicação de tarifas ao restante das importações mexicanas, protegidas pelo tratado de livre comércio T-MEC, ficaria, portanto, adiada por três meses.
Trump justificou sua decisão a apenas um dia do vencimento do prazo para a imposição de taxas aos demais parceiros comerciais americanos, devido à complexa relação comercial e fronteiriça entre Estados Unidos e México.
“As complexidades de um acordo com o México são um pouco diferentes das de outros países devido aos problemas e às vantagens da fronteira”, declarou.
Segundo o republicano, o México concordou em “eliminar imediatamente suas inúmeras barreiras comerciais não tarifárias”.
Além disso, acrescentou que sua equipe continuará em contato com o México durante os próximos 90 dias “com o objetivo de assinar um acordo comercial dentro desse prazo, ou até mesmo além”.
“A cooperação na fronteira será mantida em todos os aspectos da segurança, incluindo o controle de drogas, sua distribuição e a imigração ilegal para os Estados Unidos”, concluiu.
Durante a conversa com Sheinbaum, Trump esteve acompanhado pelo vice-presidente, JD Vance; o secretário do Tesouro, Scott Bessent; o secretário de Estado, Marco Rubio; o secretário de Comércio, Howard Lutnick; e o representante de Comércio, Jamieson Greer, entre outros colaboradores.
Fonte: Gazeta