O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse nesta terça-feira (22) que ninguém deve esperar “milagres” na terceira rodada de negociações entre Rússia e Ucrânia, segundo Kiev, marcada para esta quarta-feira (23) em Istambul, na Turquia.
“Não há razão para esperar qualquer tipo de avanço milagroso”, disse Peskov em entrevista coletiva, segundo informações do jornal The Moscow Times. “Isso é improvável nas circunstâncias atuais.”
“Pretendemos buscar e proteger nossos interesses e alcançar os objetivos que estabelecemos desde o início”, acrescentou Peskov, que citou que há “muitos fatores” em jogo nas negociações e que por isso seria “equivocado” definir um cronograma para um cessar-fogo na guerra iniciada em fevereiro de 2022.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que representantes dos dois países conversarão na quarta-feira na Turquia, o que seria o terceiro encontro entre enviados de Kiev e Moscou este ano, após as conversas de 16 de maio e 2 de junho em Istambul que levaram à troca de milhares de prisioneiros de guerra.
Porém, nesta terça-feira, Peskov disse apenas que o Kremlin está “esperançoso” de que negociações ocorrerão esta semana, negando-se a confirmar o encontro de quarta-feira. “Assim que estivermos prontos, anunciaremos o cronograma”, desconversou.
Este seria o primeiro encontro entre representantes ucranianos e russos desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na semana passada que aplicará tarifas de 100% sobre produtos importados da Rússia e secundárias no mesmo patamar a nações que compram do país de Vladimir Putin caso não seja alcançado um acordo para interromper a guerra com a Ucrânia dentro de 50 dias.
Fonte: Gazeta