O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comemorou nesta sexta-feira (18) a aprovação de um projeto de lei na Câmara que estabelece cortes de gastos públicos de US$ 9 bilhões, atingindo principalmente as emissoras públicas NPR e PBS e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês).
“A Câmara aprova o pacote de cortes de US$ 9 bilhões, incluindo a atroz NPR e a radiodifusão pública, onde bilhões de dólares por ano foram desperdiçados. Os republicanos tentaram fazer isso por 40 anos e falharam… mas não é mais assim. Isso é enorme!”, escreveu Trump na sua rede, a Truth Social.
A votação ocorreu durante a noite, após o Senado já ter aprovado os cortes nesta semana com base numa lei orçamentária presidencial usada para contornar a chamada filibuster (obstrução) na câmara alta.
A manobra foi usada pelos republicanos porque a filibuster exige que ao menos 60 dos cem senadores aprovem que um projeto vá a plenário para que seja votado, e o partido de Trump tem apenas 53 cadeiras na casa. A lei de corte de gastos será sancionada pelo presidente ainda hoje.
Fonte: Gazeta