O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta quinta-feira (17) que “uma munição perdida” das Forças de Defesa de Israel (FDI) atingiu a Igreja da Sagrada Família na Faixa de Gaza – a única igreja católica no enclave palestino -, matando três civis e ferindo outros nove.
“Israel lamenta profundamente que uma munição perdida tenha atingido a Igreja da Sagrada Família em Gaza. Cada vida inocente perdida é uma tragédia”, disse Netanyahu em comunicado, no qual também expressou pesar compartilhado com as famílias e fiéis e agradeceu ao papa Leão XIV “por suas palavras de conforto”.
“Israel está investigando o incidente e continua comprometido”, acrescentou.
De acordo com a imprensa israelense, a mensagem foi emitida por Netanyahu após uma ligação sobre o incidente com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O ataque ocorreu pela manhã, quando o complexo paroquial da Sagrada Família em Gaza, pertencente ao Patriarcado Latino, foi atingido pelas FDI, que logo depois lamentaram em um comunicado “os danos causados” e disseram que estavam analisando as circunstâncias do incidente.
O Patriarcado Latino informou que houve três mortos e nove feridos, entre eles o pároco argentino Gabriel Romanelli, que sofreu ferimentos leves.
Fonte: Gazeta