O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a alertar nesta sexta-feira (18) que tomará medidas contra os integrantes dos Brics caso “se unam” contra seu país.
“Quando ouvi falar desse grupo dos Brics, basicamente seis países, eu os atingi muito, muito duramente. E se eles realmente se unirem de forma significativa, [o bloco] acabará muito rápido”, disse Trump em um evento na Casa Branca para assinatura de uma nova lei sobre criptomoedas, segundo informações da agência Reuters.
“Nunca podemos deixar ninguém brincar conosco”, acrescentou o republicano, que disse estar “comprometido” em preservar o status global do dólar.
Desde sua volta à Casa Branca, em janeiro, Trump fez ameaças de impor forte sobretaxas a importações de países dos Brics caso adotem uma moeda comum em detrimento do dólar.
Na cúpula do bloco, realizada este mês no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogitou a possibilidade.
“Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado? E obviamente que nós temos todas as responsabilidades de fazer isso [adotar uma moeda comum] com muito cuidado”, disse o petista.
Mais recentemente, Trump anunciou que vai impor uma tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros a partir de agosto e uma taxa secundária de 100% sobre países que compram da Rússia caso Moscou não chegue a um acordo para um cessar-fogo na guerra na Ucrânia dentro de 50 dias – o que atingiria fortemente outros países dos Brics, grandes parceiros comerciais dos russos.
Fonte: Gazeta