Um morador do estado do Arizona, nos Estados Unidos, morreu após ser contaminado com a bactéria Yersinia pestis, causadora da Peste Negra — conhecida por ter matado quase metade da população na Europa durante o século XIV.
Essa foi a primeira morte registrada da doença na região desde 2007. A vítima teria tido contato com um animal morto infectado pela Grande Peste, de acordo com o Departamento de Saúde do Condado de Coconino.
“Nossos corações estão com a família e os amigos dos falecidos”, disse a presidente do Conselho do Condado de Coconino, Patrice Horstman, em um comunicado. “Estamos mantendo-os em nossos pensamentos durante este momento difícil. Por respeito à família, nenhuma informação adicional sobre a morte será divulgada.”
Autoridades do Arizona disseram que o risco de exposição à Peste Negra para a população permanece baixo.
Contágio e prevenção
Existem diferentes formas clínicas da Peste: a bubônica, que é a mais comum e é causada pela mordida de uma pulga infectada; e a pneumônica — no caso da vítima do Arizona —, que se espalha para os pulmões, sendo a mais grave e geralmente a mais rara.
Os sintomas da peste bubônica em humanos normalmente aparecem dentro de dois a oito dias após a exposição e podem incluir febre, calafrios, dor de cabeça, fraqueza e inchaço dos linfonodos.
De acordo com o Ministério da Saúde, algumas medidas simples podem ser adotadas para prevenir a Peste, como evitar o contato com roedores silvestres infectados e com animais sinantrópicos que podem carregar a doença, como baratas, ratos, mosquitos, escorpiões, aranhas, formigas.
VEJA TAMBÉM:
- Ucrânia mata agentes russos suspeitos de assassinar coronel em Kyiv
- Pentágono exige posição de Japão e Austrália caso Taiwan seja invadido
Fonte: Gazeta