O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a abertura de uma investigação contra o Brasil por “práticas comerciais desleais”, informação que consta na carta direcionada ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (9), na qual também revelou a imposição de tarifas de 50% sobre importações do país.
No documento, o mandatário americano cita “ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais” para justificar as medidas.
“Estou instruindo o representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 no Brasil”, informou Trump.
O dispositivo 301 faz parte da Lei de Comércio de 1974 dos Estados Unidos e é usado para investigar possíveis irregularidades em práticas comerciais com países estrangeiros.
Com a norma, o representante comercial pode aplicar medidas para evitar abusos econômicos contra os Estados Unidos, incluindo tarifas e restrições comerciais.
Na carta enviada a Lula nesta quarta-feira, Trump afirmou que os Estados Unidos tiveram “anos para discutir a relação comercial com o Brasil e concluímos que devemos nos afastar da relação comercial de longa data e muito injusta gerada pelas políticas tarifárias e não-tarifárias e pelas barreiras comerciais do Brasil. Nosso relacionamento tem estado, infelizmente, longe de ser recíproco”.
Fonte: Gazeta