Em entrevista concedida à Fox News neste domingo (29), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o candidato democrata Zohran Mamdani, caso vença as eleições para prefeito de Nova York, precisará “se comportar” e “fazer a coisa certa” para garantir o repasse de recursos federais à cidade.
“Quem quer que seja o prefeito de Nova York vai ter que se comportar, ou o governo federal vai pegar pesado financeiramente”, declarou Trump durante a entrevista.
A declaração surge após Mamdani, que se apresenta como socialista e derrotou o ex-governador Andrew Cuomo na primária democrata, despontar como favorito para comandar Nova York. Segundo Trump, seu governo não pretende liberar verbas para administrações que adotem políticas contrárias às diretrizes federais.
“Se ele faz a coisa certa, tudo bem. Mas se não fizer, eles não vão receber dinheiro nenhum”, afirmou o presidente, reforçando sua posição de confronto com lideranças alinhadas à esquerda.
Trump já havia adotado postura semelhante em relação a outros estados governados por democratas com discursos mais radicais. Um exemplo recente foi a ameaça de cortar fundos para a Califórnia, em razão das medidas implementadas pelo governador Gavin Newsom sobre participação de atletas transgêneros em esportes femininos.
Durante a entrevista, o presidente voltou a classificar Mamdani como “comunista”. Mamdani, contudo, tem rejeitado a definição e, em entrevista à NBC News disse que já está tendo que se acostumar com o fato de que o “presidente vai comentar sobre como eu pareço, como eu falo, de onde eu venho, quem eu sou”.
Fonte: Gazeta