O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (25) que poderá mandar prender o candidato democrata socialista Zohran Mamdani caso ele seja eleito prefeito de Nova York e opte por desafiar as políticas federais de imigração. A declaração foi dada durante uma entrevista coletiva.
Ao ser questionado sobre o posicionamento de Mamdani contra as ações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) em Nova York, Trump foi direto: “Teremos que prendê-lo. Não precisamos de um comunista neste país, mas se tivermos um, vou ficar de olho nele, muito cuidadosamente, em nome da nação”, disse o presidente.
Trump também ameaçou novamente cortar repasses federais à cidade de Nova York caso a possível futura nova administração se recuse a cooperar com as autoridades de imigração e indicou que a postura da Casa Branca será de monitoramento rígido sobre eventuais medidas de boicote ao ICE por parte de Mamdani.
O presidente ainda comentou os rumores sobre a situação migratória do candidato: “Muita gente está dizendo que ele está aqui ilegalmente. Vamos olhar tudo e, idealmente, ele vai se revelar muito menos do que um comunista, mas agora ele é um comunista, isso não é um socialista”, disse Trump.
Fonte: Gazeta