A Nasa identificou um objeto interestelar se movendo pelo sistema solar no dia 1º de julho. Localizado a mais de 670 milhões de quilômetros de distância, o corpo celeste identificado é um cometa.
Nomeado de 3I/ATLAS, a Nasa conseguiu observar o astro por meio do telescópio de pesquisa ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), situado no Chile, mais precisamente em Rio Hurtado.
NASA confirms new Interstellar comet visited our solar system. It’s officially named as 3I/Atlas. This is the third known Interstellar object to visit our solar system. pic.twitter.com/CrG6PBt17u
— THE USUAL WORLD (@theusualworld) July 3, 2025
Entretanto, segundo a Nasa ele foi notado por outros três telescópios ATLAS ao redor do mundo e também pela Instalação Transiente Zwicky no Observatório Palomar, em San Diego, na Califórnia, a partir de 14 de junho.
O cometa 3I/ATLAS representa perigo para a Terra?
Não, o cometa interestelar 3I/ATLAS não representa perigo para a Terra. Apesar de ter intrigado cientistas, após estudos foi constatado que ele manterá uma distância de pelo menos 240 milhões de quilômetros do planeta, de acordo com o site oficial da Nasa.
Além disso, ele sustenta uma trajetória hiperbólica em que se aproxima do Sol – ou seja, o corpo celeste não está gravitacionalmente vinculado ao Sistema Solar.
Embora visível agora, ele só permanecerá assim até setembro, já que sua aproximação da estrela mais próxima da Terra (Sol) acontece logo em seguida – mais precisamente no dia 30 de outubro, na órbita de Marte.
Nesse meio tempo, os pesquisadores estão estudando de quais compostos o astro é formado. Esse é apenas o terceiro “objeto estranho” já detectado vindo de outro sistema estelar.
Fonte: Gazeta