O governo israelense deve enviar uma delegação ao Catar para negociar um possível cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas. A informação é do Canal 12, de Israel, que salientou que ainda não está claro se os israelenses já viajarão neste sábado (5), ou no próximo domingo.
Na última sexta, o Hamas anunciou que aceitou uma trégua de 60 dias com Israel, proposta pelos Estados Unidos. O Catar e o Egito devem elaborar um texto final para apresentar ao governo de Benjamin Netanyahu. Detalhes sobre sua elaboração não foram divulgados.
O grupo terrorista que controla a Faixa de Gaza afirma estar pronto para iniciar as tratativas finais para a implementação de um acordo. A agência de notícias Reuters publicou, a partir de uma fonte ligada ao Hamas, que o grupo enviou ao Catar e ao Egito uma resposta “positiva” e que devem “facilitar a obtenção do acordo”.
O presidente americano, Donald Trump, havia afirmado que elaborou uma proposta final. Em sendo aprovada, este será o terceiro cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
Na última terça o republicano afirmou que o governo israelense concordou “com as condições necessárias para finalizar” o cessar-fogo e que a trégua de 60 dias seria usada para o avanço de negociações para o fim da guerra. Até o momento, Israel não comentou as declarações do presidente americano.
Trump e Netanyahu devem se reunir na próxima segunda-feira (7), em Washington. O presidente americano promete ser “muito firme” na cobrança de uma rápida implementação de um cessar-fogo. “Esperamos que aconteça em algum momento da próxima semana […] Queremos tirar os reféns de lá”, afirmou, o mandatário.
Fonte: Gazeta