Os Estados Unidos sancionaram nesta quinta-feira (3) seis empresas, uma delas com sede no Panamá, por envolvimento na venda e transporte de petróleo, produtos petrolíferos e petroquímicos do Irã.
O Departamento de Estado dos EUA declarou em comunicado que a medida foi tomada porque “o regime iraniano continua alimentando o conflito e a instabilidade no Oriente Médio, interrompendo os fluxos comerciais e financiando grupos terroristas e aliados”.
O objetivo, segundo o comunicado, é frear o fluxo de receitas que o país utiliza “para apoiar essa atividade desestabilizadora, assim como para oprimir seu próprio povo”.
Entre as empresas sancionadas estão Kaveh Petrochemical; Asco International; Asian Sea Angel Shipping; Sai Saburi Consulting Services, com sede na Índia; Breeze Marine Asset Management, com sede nos Emirados Árabes Unidos; e a Isle Innovation, com sede no Panamá.
Como resultado das sanções emitidas, todas as propriedades e interesses das pessoas e entidades sancionadas que estão nos EUA serão bloqueados.
A porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, acrescentou em outro comunicado que o Departamento do Tesouro também está vetando vários navios fantasmas que participam da entrega secreta de petróleo iraniano.
Fonte: Gazeta