O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden fez raros comentários sobre a política americana atual durante um evento na Califórnia na quarta-feira (2), sem mencionar diretamente seu sucessor e opositor político, Donald Trump.
Uma das declarações mais notórias do democrata, que tem dado poucas entrevistas desde o anúncio do diagnóstico de câncer em maio, foi que seu “legado” político está desaparecendo.
Segundo Biden, algumas das principais “realizações” de sua presidência estão “mudando muito rapidamente” e ele está sendo requisitado por líderes europeus para “se envolver” em questões políticas externas.
“Fortalecemos a Otan de forma significativa”, disse o ex-presidente, acrescentando que está “recebendo ligações – não vou entrar em detalhes, não posso – de vários líderes europeus me pedindo para me envolver”. Apesar de ter deixado claro que não está influenciando decisões, Biden disse que está “dando conselhos”.
A Casa Branca se manifestou sobre os comentários do ex-presidente, afirmando que a política externa do ex-presidente Joe Biden deixou os EUA “mais fracos do que nunca”, enquanto Trump conseguiu uma vitória histórica com a promessa dos países de investirem mais em defesa.
“Graças ao presidente Trump, os aliados da Otan fizeram uma promessa histórica de gastos de defesa de 5%, as capacidades nucleares do Irã foram destruídas e a posição do nosso país no cenário mundial foi restaurada”, disse Anna Kelly, porta-voz da Casa Branca.
Fonte: Gazeta