O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, garantiu uma das vitórias mais importantes do segundo mandato nesta quinta-feira (3) com a aprovação de seu plano fiscal na Câmara dos Representantes, após horas de paralisação com um discurso recorde do líder da minoria, o democrata Hakeem Jeffries, e meses de divergências entre os republicanos sobre pontos-chave da proposta.
Com a votação finalizada em 218 contra 214 votos desfavoráveis, o republicano conseguiu manter sua legenda alinhada, cumprindo o prazo de 4 de julho que ele mesmo deu para os legisladores discutirem e avançarem com o plano fiscal.
O megaprojeto orçamentário, apelidado pelo presidente de “Grande e belo projeto de lei” garante a eliminação de impostos, o financiamento das políticas de segurança nacional e imigração e a redução dos gastos com a rede de previdência social.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, discursou após a conclusão da votação, afirmando que, “com um projeto de lei grande e bonito, vamos tornar este país mais forte, mais seguro e mais próspero do que nunca, e todos os americanos se beneficiarão disso”.
“Hoje, estamos lançando uma pedra fundamental da nova era de ouro dos Estados Unidos”, acrescentou o aliado de Trump.
Fonte: Gazeta