O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) o fechamento de um novo acordo comercial com o Vietnã, o que inclui 20% de tarifas sobre as importações do país asiático e 40% sobre os envios de mercadorias vietnamitas via terceiros países, ao mesmo tempo em que concede a Washington “acesso total” ao seu mercado, sem a cobrança de impostos.
“Este acordo representará uma grande cooperação entre os dois países. As condições são que o Vietnã pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20% sobre todas as mercadorias que entrarem em nosso território”, escreveu Trump na Truth Social.
O novo acordo incluirá “a tarifa de 40% sobre qualquer transbordo”, acrescentou Trump, referindo-se à prática de enviar produtos aos EUA através de um terceiro país para ocultar sua verdadeira origem e, assim, evitar impostos mais altos.
“Em troca, o Vietnã fará algo inédito: concederá aos Estados Unidos ACESSO TOTAL aos seus mercados comerciais. Em outras palavras, ELES ABRIRÃO SEU MERCADO PARA OS ESTADOS UNIDOS, o que significa que poderemos vender nossos produtos no Vietnã sem tarifas”, complementou.
O republicano advertiu que as picapes SUVs, “que têm tão bom desempenho nos Estados Unidos, serão uma magnífica adição às diversas linhas de produtos do Vietnã”.
Também considerou “um autêntico prazer” tratar “pessoalmente” durante as negociações com o secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã, To Lam, principal dirigente do país.
O novo pacto com o Vietnã faz parte das dezenas que Washington disse estar negociando com seus parceiros comerciais durante a pausa nas chamadas “tarifas recíprocas”, que o mandatário americano colocou em vigor no início de abril e depois suspendeu até 9 de julho.
A Casa Branca disse na semana passada que não considera rígido este prazo estabelecido inicialmente para alcançar novos pactos e, assim, evitar os impostos.
Fonte: Gazeta