O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino oficiou nesta quarta-feira (10) a Polícia Federal por ter recebido ameaças de morte e de violência física. Segundo ofício do ministro, ele sofreu ameaças logo após proferir voto no julgamento de Bolsonaro.
Segundo Dino, as mensagens apresentam um padrão de incitação à violência e fazem referência constante a eventos ocorridos no Nepal, o que pode indicar ação articulada. “Alguns exemplos constituem indicadores de coação no curso de processo, entre outros possíveis crimes”, afirmou o ministro no ofício.
A menção do ministro ao Nepal acontece após manifestações levarem caos ao país asiático. Em violentas manifestações após a proibição das redes socisis, ministros foram evacuados de helicóptero, prédios ficaram em chamas e soldados dispararam contra estudantes desarmados.
As intimidações contra o ministro ocorreram pela internet e foram formalmente encaminhadas à PF para investigação. O magistrado alertou ainda para o risco de que esse tipo de discurso “estimule ataques” contra pessoas e ao patrimônio público, citando como exemplo episódios anteriores de violência, como o ataque ao edifício-sede do STF com uso de explosivos.
A Polícia Federal deve apurar a origem das ameaças e adotar medidas cabíveis para garantir a segurança do ministro e a proteção institucional, de acordo com pedido do ministro.
Fonte: Gazeta