Suspeito de furto de carros é preso ao chegar em hospital de Belém
A Polícia Civil realizou a prisão de um homem suspeito de realizar furtos de veículos em Belém. Vinícius Bahia Gama utilizava um equipamento eletrônico à distância que impedia o travamento das portas do veículo.
Vinícius Bahia Gama está preso à disposição da Justiça e deve responder pelos crimes de furto qualificado. A polícia segue investigando outros possíveis envolvidos no esquema. O g1 tenta contato com a defesa do suspeito.
A prisão ocorreu no momento em que o criminoso chegava a um hospital no bairro de São Brás, na terça-feira (26). Ele era investigado desde 2024 por diversos casos de furtos em diferentes regiões da capital paraense.
De acordo com as investigações, o modo de operação de Vinícius era sempre o mesmo e escolhia ambientes movimentados, como estacionamentos de mercados, centros comerciais e feiras, para não levantar suspeitas.
Siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará
Segundo a delegada Maria Letícia Ferreira, da Seccional da Pedreira, o criminoso possui 11 passagens pela polícia do mesmo tipo de crime.
“Ele tem um histórico extenso de envolvimento em furtos desse tipo, com 11 passagens pela polícia. A prática era recorrente, principalmente em bairros com grande circulação de pessoas”, explica.
Como o criminoso agia?
Imagens de câmeras de segurança registraram uma das ações criminosas. Na ocasião, o motorista estaciona o veículo em uma calçada, desce do carro, enquanto o criminoso trava as portas com o controle. Ao se afastar do carro, Vinícius se aproxima e caminha pelos arredores para observar a movimentação.
Em seguida, ele entra no carro, fica um tempo dentro e sai do veículo com celulares, documentos, objetos pessoais e cartões de crédito.
Em uma operação realizada em junho deste ano, a polícia já havia cumprido mandados de busca e apreensão, resultando na prisão de uma mulher envolvida no esquema, em Salinas. Na ocasião, Vinícius, que também era alvo da operação, não foi localizado.
A delegada ainda deixou um alerta para os motoristas.
“É essencial que as pessoas verifiquem se o carro realmente está travado, mesmo após acionar a trava eletrônica, pois criminosos como Vinícius utilizam equipamentos que podem desativar esse sistema sem que o motorista perceba”, afirma.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
b
Fonte: O Liberal