Somente o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode conter o ditador russo Vladimir Putin. A declaração foi feita nesta sexta-feira (22) pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante coletiva de imprensa em Kiev ao lado do secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O líder ucraniano também reiterou que está pronto para se reunir com o Kremlin, seja em um encontro trilateral mediado por Washington ou até mesmo em uma reunião bilateral com Putin.
“Não temos nenhum acordo com a Rússia. Conversamos apenas com Trump. Ele é a única pessoa capaz de parar Putin, na minha opinião”, afirmou Zelensky ao ser questionado sobre os preparativos para uma possível negociação direta com Moscou.
O presidente destacou que sua aposta é em um entendimento diplomático por meio dos Estados Unidos, não diretamente com Moscou. Ele disse que prefere um encontro trilateral, mas que não descarta negociar frente a frente com o ditador russo.
“Estamos dispostos. Falemos sobre a data, falemos sobre o lugar”, declarou, acusando a Rússia de agir para impedir qualquer avanço nesse sentido.
Segundo Zelensky, é preciso pressionar o Kremlin a aceitar a via diplomática. “É preciso forçá-los à diplomacia, são necessárias sanções fortes se não houver uma resolução diplomática para o conflito”, completou.
Fonte: Gazeta