O ministro do Interior do Paraguai, Enrique Riera, disse em entrevista à CNN que o país sul-americano criará um centro antiterrorismo com apoio dos Estados Unidos, com foco na coleta de informações de inteligência sobre o grupo terrorista Hezbollah.
Ele afirmou que a unidade será instalada em Assunção, com 15 policiais que foram formados pelo FBI, a polícia federal americana, e que haverá uma base no lado paraguaio da Tríplice Fronteira.
“O Paraguai terá um centro antiterrorista com apoio do FBI. Nós declaramos o Hezbollah como uma organização terrorista, e não somente os homens armados, como todos os membros do partido”, afirmou Riera, que disse que o centro antiterrorismo também atuará contra o crime organizado e que haverá mais contato com os ministérios da Justiça do Brasil e da Argentina.
Os agentes paraguaios também estão recebendo treinamento dos Carabineros do Chile e da polícia colombiana, relatou o ministro.
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em maio uma recompensa de até US$ 10 milhões para quem fornecer informações que levem à interrupção dos esquemas financeiros do Hezbollah na região da Tríplice Fronteira.
A iniciativa faz parte do programa Rewards for Justice, administrado pelo Departamento de Estado americano, que busca enfraquecer o financiamento de organizações terroristas com atuação internacional.
Fonte: Gazeta