Autoridades da Coreia do Sul informaram nesta quinta-feira (7) que resgataram um norte-coreano que fugiu do regime de Kim Jong-un cruzando a fronteira marítima que divide os dois países.
Segundo comunicado do Estado-Maior Conjunto sul-coreano, o cidadão norte-coreano atravessou o rio Han, que separa as Coreias, utilizando blocos de isopor como flutuadores improvisados. A ação ocorreu na madrugada do último dia 31 de julho.
De acordo com agências internacionais, equipes de resgate sul-coreanas identificaram o movimento de um indivíduo na área norte do rio Han durante a noite do dia 30 de julho. O monitoramento e a operação de resgate do norte-coreano duraram cerca de dez horas.
Em nota oficial, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que o Exército do país “assegurou a custódia de um norte-coreano na zona neutra do rio Han durante a madrugada de quinta-feira, 31 de julho, e o transferiu às autoridades competentes”. Ainda segundo o comunicado, não houve registro de incidentes de segurança durante a ação e o homem, ao ser abordado, acenou com as mãos em sinal de pedido de socorro, declarando de imediato sua intenção de se refugiar no Sul.
Fonte: Gazeta