O eurodeputado espanhol Hermann Tertsch, integrante do partido direitista Vox, afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes atua como “carrasco da democracia” brasileira, onde “opera uma ditadura”.
“O carrasco da democracia no Brasil. O operador da ditadura. Seu nome é Alexandre de Moraes. Tirou Lula da Silva da prisão, onde estava justamente por ser ladrão e corrupto. E encheu as cadeias brasileiras de presos políticos”, afirmou Tertsch em postagem no X na última quinta-feira (10).
As críticas direcionadas a Moraes vêm em razão das suas atuações nos julgamentos sobre os tumultos nas sedes da Praça dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.
A acusação do eurodeputado sobre o magistrado ter tirado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão remete às anulações das condenações do petista na Operação Lava Jato em 2021, invalidando sua inelegibilidade e abrindo caminho para a disputa da presidência da República.
Jornalista de formação, Hermann Tertsch, assim como o partido que integra, tem posições nacionalistas e é atuante na linha de frente no combate à imigração ilegal. O político já manifestou seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro e já convidou seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), para discursar no Parlamento Europeu no ano passado.
A Gazeta do Povo pediu um posicionamento de Moraes sobre as críticas do eurodeputado, mas até o momento a assessoria do STF não respondeu. Esse texto será atualizado caso haja resposta.
Fonte: Gazeta