Projetos culturais que evidenciem a diversidade e a força das tradições amazônicas vão poder contar com um total de R$ 400 mil a serem disponibilizados pela Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, município no sudeste do Estado do Pará. Serão contempladas 40 iniciativas com com esse foco, por meio do Edital Apoia. E para participar, artistas, mestres, mestras e fazedores de cultura nos municípios paraenses devem inscrever seus projetos relacionados aos saberes tradicionais, manifestações populares e expressões culturais da Amazônia até o dia 17 de agosto próximo. A Casa da Cultura de Canaã dos Carajás é um equipamento do Instituto Cultural Vale nessa região do Estado. Cada proposta selecionada receberá uma premiação individual de R$ 10 mil.
As inscrições devem ser feitas por meio do formulário online disponível aqui. O edital contempla propostas em diversas linguagens, como música, dança, festejos tradicionais, celebrações comunitárias, teatro, artesanato, artes visuais, audiovisual e outras formas de expressão que mantêm viva a identidade cultural paraense.
A seleção dos projetos será feita por um comitê técnico formado por especialistas do Instituto Cultural Vale e consultores externos, com representantes do Pará.
Pilares
Coordenadora da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, Gabriela Sobral Feitosa destaca: “O Edital Apoia tem como missão chegar aos detentores da cultura popular brasileira. Estamos falando de mestres, mestras e fazedores culturais que tenham construído um legado de preservação do patrimônio cultural, fortalecendo as ações culturais de base. Já premiamos nomes como o ceramista Ronaldo Guedes; Mestre Vital de Cametá, reconhecido pelo trabalho com festas e indumentárias da cultura popular; mestres da guitarrada, entre outros”.
Para Ronaldo Guedes, ceramista, pesquisador e ativista social de Soure, no Marajó, contemplado na edição de 2024, o impacto do edital vai muito além do prêmio. “Ressalto a importância desse prêmio para a cultura popular, pois fortalece a identidade e os saberes dos mestres e mestras. Eles são pilares de uma sociedade, equilibram o futuro dos lugares e mantêm uma relação profunda com sua ancestralidade”, afirma.
A chamada, realizada desde 2021, chega à sua quinta edição e já premiou 160 representantes da cultura popular de todo o estado. O Edital Apoia reafirma seu propósito: incentivar que as comunidades sigam criando, transmitindo e reinventando a cultura popular. Mais do que um edital, é um gesto de valorização aos saberes que conectam tradição, identidade e pertencimento.
Reconhecimento
O Edital Apoia é um reconhecimento ao trabalho em diversas linguagens artísticas, além de considerar a relevância e percurso profissional do fazedor de cultural para a salvaguarda de manifestações populares.
“Essa ação está alinhada ao compromisso do Instituto Cultural Vale em contribuir para a democratização do acesso às iniciativas de fomento à cultura, fazendo com que os recursos cheguem aos mais diversos territórios e fortaleçam a diversidade de manifestações artísticas e o trabalho de quem faz a cultura acontecer”, pontua Luciana Gondim, diretora executiva do Instituto Cultural Vale.
Fonte: O Liberal