• About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Feed Xingu
Advertisement
  • Home
  • Xingu
  • Pará
  • Política Brasil
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Xingu
  • Pará
  • Política Brasil
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Feed Xingu
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Política Brasil

Governistas reagem com IA e aumentam tensão com o Congresso

12/07/2025
in Política Brasil
0
Ícone de Busca

Governistas reagem com IA e aumentam tensão com o Congresso

0
SHARES
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Os vídeos produzidos a partir da Inteligência Artificial (IA) contra senadores e deputados, relacionados principalmente à crise do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), não têm o alcance nem o alcance que perfis da direita têm nas redes sociais. Mas estão incomodando parlamentares poderosos, especialmente o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

A recente campanha virtual contra o Congresso começou pelas mãos do governo federal, que tentou emplacar a narrativa de que um aumento do IOF afetaria apenas os mais ricos. Depois a campanha foi continuada pela militância de esquerda e se focou em ataques pessoais com vídeos que viralizaram.

Somente em uma rede social, na qual ganharam maior alcance, o TikTok, são pelo menos dez perfis que passaram a replicar os mesmos vídeos, que atacam parlamentares como Hugo Motta e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), sob a falsa alegação que a derrubada do decreto do Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) prejudicaria os mais pobres em benefício dos mais ricos.

Esses perfis somavam juntos, até o meio da semana, cerca de 500 mil seguidores e tinham alcançado em torno de dez milhões de visualizações, com aproximadamente dois milhões de interações entre curtidas, compartilhamentos e comentários.

Por outro lado, somente o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), outro alvo da campanha difamatória, tem nesta mesma rede social quase oito milhões de seguidores e seus últimos vídeos têm mais de 25 milhões de visualizações.

Na opinião do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), o movimento articulado por perfis de esquerda em confronto com parlamentares é um movimento momentâneo e será rapidamente superado pela direita nas redes sociais. Por isso, para preservar a liberdade de expressão, não seria adequado judicializar o caso ou debatê-lo no parlamento.

Hugo Motta, o mais criticado nos vídeos produzidos por Inteligência Artificial, afirma que a polarização política agora escalou para uma polarização social. Nos bastidores, a informação é que ele estaria extremamente irritado com a dimensão e o impacto à sua imagem que as publicações tomaram. Motta não é tão ativo nas redes sociais quanto Nikolas e seu perfil oficial no TikTok tem cerca de 63 mil seguidores.

Nos vídeos satíricos, Motta recebe o nome de Hugo Nem-Se-Importa ou Hugo Marmota. Aparece em caricaturas como a do diabo ou como um homem de terno (que não é igual a Motta mas tem algumas características físicas que podem remeter a ele), participando de reuniões e jantares fictícios ao lado de empresários e políticos promovendo supostas negociatas que prejudicariam a população.

Motta tem rebatido críticas sobre a atuação do Congresso Nacional e afirma que é equivocada a ideia de que o parlamento favorece os mais ricos à custa dos mais pobres. Segundo ele, a Casa tem colaborado com o governo federal em diversas propostas sociais e econômicas, mas, quando há discordância, como ocorreu no caso do IOF, é natural que deputados e senadores se manifestem contra determinadas matérias.

Hugo Motta diz que aumento do IOF impacta toda a população

O presidente da Câmara tem alertado que o aumento do IOF afeta todas as camadas da população e gera efeitos em cadeia, como aumento da inflação e elevação dos custos para pequenos e microempreendedores.

Ele também fez críticas ao que chamou de tentativa de acirrar a polarização social em um cenário já marcado por instabilidade. Para Hugo Motta, o momento exige diálogo e equilíbrio nas relações entre os Poderes e o governo precisa entender que o Legislativo é parceiro, leal e tem o direito de divergir de propostas apresentadas pelo Executivo.

Para o mestre em tecnologia da informação e consultor independente Luan Monteiro, alguns aspectos precisam ser analisados com critério. Primeiro quem está bancando a produção e disseminação desses vídeos. Ele opina que também seria preciso checar se há recursos ou entes públicos envolvidos e se os vídeos envolvem desinformação ou fake news.

“Derrubar perfis ou vídeos não é o caminho, isso indicaria um processo de censura, mas se há ofensas, desinformação, notícias falsas ou distorcidas, os vídeos precisam ser denunciados às plataformas ou os prejudicados podem acionar a Justiça, mas aqui também se tem um risco excedente de, mais uma vez, o Judiciário decidir o que pode ou não ser veiculado. É um jogo perigoso”, alerta.

Um dos canais, chamado Brasil Sátira do Poder, chegou a ser derrubado do YouTube na última semana, mas voltou ao ar poucos dias depois. A Gazeta do Povo não conseguiu contato com os administradores do perfil.

VEJA TAMBÉM:

  • Governo Lula quer adiar votações-chave por medo de retaliação no Congresso após crise do IOF

Ministro de Lula desiste de ir à Câmara após tensionamento entre os poderes

Em meio ao mal-estar entre o Executivo e o Congresso, o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Sidônio Palmeira, acabou adiando para agosto sua participação em audiência na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, que estava agendada para o último dia 9.

O convite ao ministro, feito por parlamentares da oposição, era para debater as campanhas recentes da Secom, especialmente após a repercussão de ações que promovem a chamada “taxação BBB” — bilionários, bancos e bets, as casas de apostas virtuais. Segundo integrantes do governo e parlamentares da base, o adiamento foi negociado para ocorrer após o recesso parlamentar a fim de evitar um confronto direto e acalorado.

O ambiente político ficou mais tenso com a escalada de críticas ao Congresso nas redes sociais, apontadas por deputados do centrão e da oposição como incentivadas pelo governo. Em reunião de líderes, houve manifestações de apoio ao presidente da Câmara, Hugo Motta. Deputados como Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), Luizinho (PP-RJ) e Alex Manente (Cidadania-SP) criticaram o que consideram campanhas impulsionadas pelo governo contra o Legislativo. O Planalto, por outro lado, nega envolvimento direto, alegando que as manifestações refletem reações espontâneas da população.

VEJA TAMBÉM:

  • Lula

    PT mobiliza influenciadores para defender Lula nas redes após crise do IOF

Momento não é adequado para discutir regulação ou restrições, alerta especialista

O constitucionalista André Marsiglia, especialista em liberdade de expressão, avalia que o tema da Inteligência Artificial não deve ser regulado neste momento nem no Novo Código Eleitoral, que tramita no Congresso, especialmente por ainda haver muitas incertezas e “pontos cegos” no debate legislativo sobre o assunto. Para ele, o momento não é o mais adequado para estabelecer normas sobre o uso da tecnologia, sob o risco de se criar regras excessivamente restritivas e até punitivas.

Marsiglia alerta que há um risco real de demonização da Inteligência Artificial, como já ocorreu em resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em eleições passadas, quando tecnologias como deepfakes foram proibidas de forma ampla, ignorando que o problema está no uso indevido — e não na existência da ferramenta.

“As eleições e este período [de escala de tensão] não são bons momentos para regular a Inteligência Artificial. O receio de seu impacto pode levar a regras duras demais, que acabam tratando a tecnologia como inimiga, em vez de enfrentar seu uso abusivo”, afirma o jurista ao alertar sobre os riscos de afetar a liberdade de expressão e estimular a censura.

Segundo ele, o debate sobre IA deve seguir em espaço mais técnico e legislativo, fora da urgência e da pressão de processos eleitorais ou impactos políticos, a fim de evitar distorções que comprometam tanto a inovação quanto a liberdade de expressão, sem deixar para o judiciário tomar decisões que são da esfera legislativa.

PT e governo negam autoria de vídeos com ataques pessoais no Congresso; oposição reage

O PT e o governo negaram que tenham feito vídeos ou estimulado militantes a fazer ataques pessoais contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, assim como contra outros parlamentares a exemplo de Davi Alcolumbre e Nikolas Ferreira.

Coube à própria ministra das Relações Institucionais do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Gleisi Hoffmann, pedir para que militantes não realizassem ofensivas pessoais e chamou de “situações desqualificadoras”.

O líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães saiu em defesa de Motta, dizendo que a luta do partido não é contra indivíduos, mas contra propostas e que Motta tem o direito de ter seus posicionamentos. O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) foi outro a negar que quaisquer ataques contra os parlamentares individualmente tenham vindo do governo e condenou ofensas pessoais.

Na oposição, o clima não é nada amistoso, mas nenhum líder partidário ou congressista chegou a falar em derrubar perfis ou pedir o bloqueio dos vídeos. O deputado Rogerio Marinho (PL-RN) disse que tudo se trata de uma luta do PT e da militância que vão às redes sociais desqualificar e transferir responsabilidades que são do governo aos parlamentares.

No debate que envolve IA e o novo Código Eleitoral, Marinho tem alertado que alguns trechos do texto aumentam o poder do Judiciário para interferir no debate político e indica que a judicialização dos vídeos não é o caminho. “Você está criminalizando a crítica, está restringindo o debate público, está imputando penas às pessoas pela simples discordância”, alertou, ao desaprovar a campanha difamatória.

Novo satiriza Janja nas redes sociais em vídeo produzido por IA

O Novo também foi às redes, com um vídeo produzido a partir de IA, para rebater o posicionamento do governo e de militantes. O partido reforçou que se o Executivo estivesse mesmo interessado em “justiça”, Lula deveria cortar impostos sobre os mais pobres. “O custo estimado de isentar o Imposto de Renda de quem ganha até R$ 5 mil é de R$ 25 bilhões. Uma gota no oceano de R$ 2,7 trilhões que o governo arrecadou em 2024”, relatou o Novo.

O Novo disse que nada disso é sobre justiça social e justificou que o PT quer continuar tirando dinheiro da sociedade, entregando para os “companheiros”. “Essa é a verdadeira luta de classes que precisa acabar no nosso país: os companheiros parasitas contra quem trabalha e carrega eles nas costas”. O vídeo do Novo encerra com uma imagem alusiva à primeira-dama Janja da Silva fazendo uma selfie com militantes para uma suposta promoção nas redes sociais.

VEJA TAMBÉM:

  • Ameaça democrática

    Ameaça do Judiciário à democracia traspassa “bolha da direita”, dizem analistas

Nikolas Ferreira rebate críticas ao Congresso e diz que governo vai afastar empresas

Outro atacado com os vídeos, o deputado federal Nikolas Ferreira, recebeu nome pejorativo de Nikole Chupeta, acompanhado da inscrição de “filha caçula do capeta”. Nos vídeos, o personagem criado por IA aparece usando uma peruca loura e falando que o deputado corre para votar tudo que vá contra os interesses do povo brasileiro, dando ênfase à votação contra a redução dos impostos da cesta básica e seu posicionamento do fim da escala de trabalho seis por um.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Nikolas Ferreira criticou a campanha do governo Lula pela chamada “taxação BBB”, acusando o Executivo de usar uma narrativa que divide a população para promover aumento de impostos. Segundo ele, a taxação dos super-ricos poderá levar empresas e investidores a deixarem o país, reduzindo empregos e arrecadação.

Nikolas também atacou a primeira-dama Janja, a deputada Erika Hilton e o próprio presidente Lula por gastos considerados excessivos, e afirmou que o governo se diz contra os bilionários, mas mantém relações próximas com empresários e grandes bancos que, segundo ele, financiaram campanhas petistas.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre também não foi poupado em vídeos com IA. Recebeu a nomenclatura de Davi Alcolambe Rico em uma série de vídeos.

Para o advogado, especialista em Direito Político e Eleitoral, Marcio Berti, membro da Escola Brasileira de Atuação nos Tribunais Superiores, há pontos a serem analisados entre a liberdade de expressão e medidas de abuso.

O especialista reconhece que sátiras e críticas fazem parte da liberdade de expressão, inclusive no campo político. No entanto, alerta para o limite entre crítica legítima e manipulação dolosa, especialmente quando a IA é usada para construir narrativas falsas ou distorcidas com aparência de verdade. “A liberdade de expressão é pilar da democracia e precisa ser defendida sempre, mas não pode ser usada como escudo para práticas desleais baseadas em desinformação automatizada”, opina.

Na sessão de quarta-feira (9) a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou, mais uma vez, a votação do novo Código Eleitoral para a próxima semana. A decisão foi tomada após divergências sobre pontos sensíveis do texto, entre eles o uso de IAs. A proposta proíbe o uso de Inteligência Artificial para simular pessoas vivas ou mortas durante campanhas eleitorais.

VEJA TAMBÉM:

  • Arthur Lira

    Lira negocia isenção do Imposto de Renda sem aumento do IOF e menor tributo a altos ganhos

Vídeos com IA e ataque ao Congresso: como tudo começou

Governistas e o próprio PT passaram a utilizar as redes sociais, com vídeos produzidos a partir de IA, para fazer ataques ao Congresso apontando medidas aprovadas por parlamentares que supostamente penalizariam os mais pobres, escalando a tensão entre os poderes.

Começou em 27 de junho, dois dias após a derrubada no Congresso do decreto do governo que aumentava o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) quando o próprio PT publicou um vídeo produzido com IA falando que era preciso fazer justiça social e os super-ricos deveriam pagar mais impostos.

No dia 29 quem rebateu o vídeo do PT foi a Federação União Progressista, formada pelo União Brasil e o Partido Progressistas alertando, também com IA, que se tratava de um discurso fomentado pelo PT e pelo governo do “nós contra eles”, tentando colocar a população contra o Congresso, escalando a tensão entre Executivo e o Parlamento.

Em 30 de junho o PT postou mais um vídeo com uso de IA abordando, mais uma vez, o que chamou de necessidade de taxação dos ricos e colocando a população como a maior prejudicada, mais uma vez como vítima do Congresso. A partir disso uma série de vídeos produzidos com IA começou a ser replicada por perfis nas diversas redes que se intitulam, de forma aberta ou velada, como militantes de esquerda e tratando os parlamentares como inimigos do povo.

Fonte: Gazeta

Notícia anteior

VÍDEOS: Jornal Liberal 2ª Edição de sábado, 12 de julho de 2025

Próxima notícia

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes | Esportes

RelacionadoPostagens

Ícone de Busca
Política Brasil

Alckmin diz que Brasil irá recorrer à OMC após tarifaço de Trump

13/07/2025
Ícone de Busca
Política Brasil

“Não serão apenas taxas”, diz Rui Costa sobre resposta ao tarifaço

13/07/2025
Ícone de Busca
Política Brasil

TCU aponta possíveis problemas à viagem de Eduardo Bolsonaro

13/07/2025
Ícone de Busca
Política Brasil

Congresso pede que STF mantenha derrubada de decreto do IOF

13/07/2025
Ícone de Busca
Política Brasil

Gilmarpalooza teve ameaça de bomba durante palestras

13/07/2025
Ícone de Busca
Política Brasil

tarifas têm motivação política e defende anistia

13/07/2025
Próxima notícia
Kevin Durant compra participação minoritária do PSG e deve desenvolver o basquete no clube | Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes | Esportes

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Stay Connected test

  • 23.9k Seguidores
  • 99 Subscribers
  • Trending
  • Comentários
  • Mais recente
Justiça Federal suspende embargo do IBAMA a propriedades rurais em Altamira após ação do Siralta

Justiça Federal suspende embargo do IBAMA a propriedades rurais em Altamira após ação do Siralta

05/06/2025
Corrida e Caminhada marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Vitória do Xingu

Corrida e Caminhada marcam o Dia Mundial do Meio Ambiente em Vitória do Xingu

05/06/2025
Suspeito de matar cantor em Altamira é encontrado morto em capela em Uruará

Suspeito de matar cantor em Altamira é encontrado morto em capela em Uruará

09/06/2025
Morre Sheila Belúcio, supervisora de Vendas e Relacionamento do jornal O Liberal, aos 50 anos | Belém

Morre Sheila Belúcio, supervisora de Vendas e Relacionamento do jornal O Liberal, aos 50 anos | Belém

16/06/2025

Hello world!

1
Grupo de corredores sofre assalto coletivo na Doca, em Belém; VÍDEO

Grupo de corredores sofre assalto coletivo na Doca, em Belém; VÍDEO

0
Banda paraense aposta em som autoral para manter viva a cena rock no interior do estado | Pará

Banda paraense aposta em som autoral para manter viva a cena rock no interior do estado | Pará

0
Polícia prende 61 pessoas suspeitas de envolvimento com facção criminosa no Pará

Polícia prende 61 pessoas suspeitas de envolvimento com facção criminosa no Pará

0
Salinas registra grande movimento no fim de semana que marca o fim das férias escolares | Pará

Salinas registra grande movimento no fim de semana que marca o fim das férias escolares | Pará

13/07/2025
Ícone de Busca

Alckmin diz que Brasil irá recorrer à OMC após tarifaço de Trump

13/07/2025
Ícone de Busca

União Europeia adia para agosto retaliação a tarifas de Trump

13/07/2025
Bolsonaro teve provável quadro de pneumonia viral, diz médico; ex-presidente reclama de soluços | Política

Lula deve anunciar nova rodada do PAC Seleções nas próximas semanas, diz Alckmin | Política

13/07/2025

Recent News

Salinas registra grande movimento no fim de semana que marca o fim das férias escolares | Pará

Salinas registra grande movimento no fim de semana que marca o fim das férias escolares | Pará

13/07/2025
Ícone de Busca

Alckmin diz que Brasil irá recorrer à OMC após tarifaço de Trump

13/07/2025
Ícone de Busca

União Europeia adia para agosto retaliação a tarifas de Trump

13/07/2025
Bolsonaro teve provável quadro de pneumonia viral, diz médico; ex-presidente reclama de soluços | Política

Lula deve anunciar nova rodada do PAC Seleções nas próximas semanas, diz Alckmin | Política

13/07/2025
Feed Xingu

© 2025 Todos os direitos reservados.

Navegar no site

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Siga-nos

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

© 2025 Todos os direitos reservados.